Uma Câmara integrando a América do Sul ao mundo inteiro, rumo a uma nova era de negócios

Mercosul

Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80.

Comércio

Com a globalização a entidade, além de focar o comércio intra-regional, passou também a promover os interesses comerciais do MERCOSUL e das Américas em geral, no resto do mundo.

Ação

Seus diversos programas de ação em todo o mundo permitem-na tecer uma teia espessa de relacionamentos comerciais que são uma mina de negócios para os seus parceiros.

Nossos Valores

01.

Cooperação

02.

Desenvolvimento

03.

04.

Empreendedorismo

05.

Cidadania

06.

Ética

Sobre o Mercosul

Os membros fundadores do MERCOSUL são: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.

A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.

Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

O MERCOSUL atravessa um processo acelerado de fortalecimento econômico, comercial e institucional. Os Estados Partes consolidaram um modelo de integração pragmático, voltado para resultados concretos no curto prazo. O sentido da integração do MERCOSUL atual é a busca da prosperidade econômica com democracia, estabilidade política e respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Alguns números

1 MM